logo RCN
LETRINHAS DO RDB

Números do espetáculo - Roberto Dias Borba

  • - ROBERTO DIAS BORBA Joinvilense - jornalista. Filho de João Sotero Dias de Borba e Veronica Ida Borba. Casado com Vilma Ramos Borba. Pai de Ubiratan, Paulo César e Rubens. Nasci, me criei e conheci o esporte no bairro Glória - em Joinville. Três minutos, três gols era o lema do Leão do Alto da rua 15 - o Glória de tanta tradição, história e craques da bola. A minha trajetória na imprensa começou oficialmente em agosto de 1975, no extinto Jornal de Joinville. O maior período de atuação, mesmo distribuído em duas oportunidades, foi em A Notícia, por exatos 24 anos e oito meses. O

As edições do jornal A Notícia, no período compreendido entre os anos de 1979 e 1982, invariavelmente contemplavam as tabelas completas das classificações de diferentes disputas de natação e atletismo, principalmente durante os Jogos Abertos e eventos estudantis em Joinville. Podem ser consideradas como documentos para a posteridade, levando em conta que são detalhes de atletas que marcaram época e que para a atualidade são raridades depois que deixaram de existir as publicações impressas diárias no jornalismo catarinense.

As ditas tabelas ajudavam o editor a preencher espaços consideráveis, enquanto para o pessoal da produção - os digitadores - nada mais eram do que um trabalho redobrado e demorado. Antes da fama na frente dos microfones, Ney Rosa tinha um gatilho em cada dedo, tamanha era a destreza na digitação de longos textos, mas ficava com os cabelos em pé quando apareciam aquelas tabelas. A exclamação do digitador ficou em minha retina: "Lá vem aquela lista de nomes e números".

Junto com Ney, o chefe da produção - seu Souza - tinha uma equipe que devorava este e muitos textos. Giovana e Mário (o casal 20 da digitação), Silvinho, Tuntum Ramos, Jackson estavam nesta turma, que redigitava tudo o que os jornalistas tinham passado para as laudas. Um processo que despareceu com a informatização das redação.
Para Ney e os colegas da digitação, o esforço posso assegurar que foi válido por ser na atualidade um belo trabalho de pesquisa.
 - - - - - - - - - -

Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de "Glória´s do Menino Jornalista", uma coletânea de textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem vindos. Aguardo seu contato para prestar mais detalhes.

Legado de Dona Helena - Onévio Zabot Anterior

Legado de Dona Helena - Onévio Zabot

Vamos refletir sobre nosso bom humor ..... - Sidônio Cassol Próximo

Vamos refletir sobre nosso bom humor ..... - Sidônio Cassol

Deixe seu comentário